Lançamento do livro “A Filosofia Pop”

16:09 Nine 0 Comments

Com um intuito de tornar a filosofia mais acessível ao público o livro “A Filosofia Pop” trás a interação da cultura atual com a filosofia, será lançado no dia 28 de maio, pela editora Arcádia, às 18h no Auditório Acadêmico (5º andar).A obra irá abordar “A cultura como vantagem competitiva”.

O autor e
professor do Curso de Petróleo e Gás da Faculdade Novo Milênio, Flávio Alexandre Cavalcante, foi o responsável pelas pesquisas e produção dos textos. “Caros colegas, Inicialmente gostaria de dizer que nesse livro não existem respostas e sim, perguntas. Não se trata de auto-ajuda nem de nenhum segredo”, avisa Flávio em seu livro. “Aqui você encontrará artifícios para um aprofundamento dos debates filosóficos visando sua melhoria pessoal e profissional”, complementa o autor.


Resumo do livro:

“Como transformar o conhecimento em dinheiro? Cultura em oportunidades?

Questionou o professor: o que diferencia um profissional de outro no mercado? A capacidade técnica é similar. As estratégias de marketing pessoal não são mais mistério para ninguém. As habilidades são básicas por isso, todos as têm. Então o que traz vantagem competitiva?

Tratar sobre cultura é mergulhar em um mar de luzes após anos de cegueira. Assim, atuando como docente percebeu que as vantagens competitivas por mais técnicas que fossem sempre se pautavam no diferencial cultural. Seja na forma de falar, no jeito de conversar, na gama de assuntos apresentados ou na habilidade cultural de explicar por metáforas.

De acordo com a lei econômica de mercado é algo que poucos ofertam e que muitos demandam. Traduzindo: Cultura. Mas como falar de cultura? Como debater cultura em um país onde pessoas não têm acesso a livros?

O professor Alexandre percebeu que se filosofia era legal para ele poderia ser para os outros também, e foi só traduzir para o cotidiano. De forma divertida e atual. Então leu mais de 45 livros de filosofia e foi fazendo links com os conteúdos ministrados, as notícias de jornal, os programas de TV, os filmes, as músicas. E foi assim nasceu a série FILOSOFIA POP que contará inicialmente com 5 livros.

A FILOSOFIA POP tem o intuito de tornar acessível ao grande público, aspectos filosóficos importantes para o desenvolvimento humano. Para tanto faz uso de uma metodologia diferenciada e simples que promove a aproximação entre os elementos filosóficos e a cultura popular. Heráclito e Lulu Santos formam uma grande dupla, bem como Tales de Mileto e Bill Gates, mas também Sócrates e Marcelo D2. Desta forma, trazemos o saber para a conversa cotidiana e provocamos o despertar da filosofia, pois concordo com Kant “Saber é poder”. Entretanto todos devem poder saber para que tenhamos uma sociedade mais justa onde todos teriam poder.

Esse livro pode ser lido em ordem normal ou textos separados, mas é realmente importante que o leitor faça a reflexão proposta em quase todo o material, pois dela virão as respostas que tanto procuramos.

Então, rumo ao conhecimento... Pois saber é poder.'

0 Comentários: